Tempo de Leitura: 1 minuto

RESUMO DA NOTÍCIA

  • Aparecida de Goiânia se tornou a cidade que mais fez testagem pública para Covid-19 no Estado.
  • Ela já realizou, desde 22 de abril até o último dia 20 de julho, mais de 40 mil exames.
  • Diariamente, em média, 1.000 pessoas realizam o procedimento e consolidam a estratégia de testagem em massa recomendada pela Organização Mundial de Saúde.

Aparecida de Goiânia se tornou a cidade que mais fez testagem pública para Covid-19 no Estado. Ela já realizou, desde 22 de abril até o último dia 20 de julho, mais de 40 mil exames.

O Superintendente de Atenção à Saúde da Secretaria Municipal de Saúde, Gustavo Assunção explica que diariamente, em média, 1.000 pessoas realizam o procedimento e consolidam a estratégia de testagem em massa recomendada pela Organização Mundial de Saúde.

Segundo dados da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Aparecida testa cerca de 6.847 habitantes por cada grupo de 100 mil, superando a média nacional e a da maioria dos municípios brasileiros de mesmo porte e até de países como a Finlândia.

O prefeito Gustavo Mendanha afirma que quanto mais testagens forem feitas, mais próximo se vai chegar da realidade dos números da Covid-19 no município e que sem essas informações, não sem poderia decidir, com precisão: a quantidade de leitos de enfermaria e de UTI’s necessários, a aquisição de insumos e equipamentos, a distribuição dos profissionais na rede e também as medidas de flexibilização do isolamento com responsabilidade.

Os pontos de coleta vêm sendo ampliados e nesta semana a Unidade Básica de Saúde do Expansul começou a ofertar o serviço mediante agendamento.

Por: Morgana Kelly

Write a Reply or Comment