Tempo de Leitura: 1 minuto

RESUMO DA NOTÍCIA

  • A Congregação das Irmãs do Imaculado Coração de Maria foi fundada no dia 8 de maio de 1849, no Rio de Janeiro, por Bárbara Maix.
  • Quanto a espiritualidade das religiosas do Imaculado Coração de Maria é a cristocêntrica.
  • Atualmente, as irmãs estão presentes nas pastorais das paróquias em Aparecida de Goiânia.

A Congregação das Irmãs do Imaculado Coração de Maria foi fundada no dia 8 de maio de 1849, no Rio de Janeiro, por Bárbara Maix. Ela se tornou bem-aventurada no dia 6 de novembro de 2010 e, atualmente, está em processo de canonização. Em sua fundação, o principal objetivo das religiosas era de se dedicarem à educação de crianças e jovens, especialmente dos mais pobres. Hoje, elas assumiram a missão de inserção, de educação e assistência social, sempre focadas nos mais necessitados.

Quanto a espiritualidade das religiosas do Imaculado Coração de Maria é a cristocêntrica. Elas são convocadas a viver a fé, a exemplo de Maria, na intimidade com Deus, na abertura ao Espírito Santo, prontas a ouvir, a acolher e a responder às suas iniciativas.

Na Arquidiocese de Goiânia, a congregação chegou no dia 11 de fevereiro de 1975, atendendo à solicitação do arcebispo Dom Fernando Gomes. Chegaram com o objetivo de atender à Pastoral Paroquial e à formação das vocações.

Atualmente, as irmãs estão presentes nas pastorais das paróquias em Aparecida de Goiânia, sendo elas: Paróquia Sagrada Família, no Parque das Nações; a Paróquia e Santuário Nossa Senhora Aparecida, no Centro. Hoje, a Arquidiocese conta com cinco irmãs e três noviças. As comunidades do estado de Goiás fazem parte da Província Nossa Senhora de Guadalupe, que tem como coordenadora provincial a Ir. Eurides Alves de Oliveira e como superiora geral a Ir. Maria Freire da Silva.

Já no mundo, as Irmãs do Imaculado Coração de Maria são cerca de 550 religiosas, organizadas em duas províncias, a Província Nossa Senhora de Guadalupe, com sede em São Paulo (SP), e a Província Maria Mãe de Deus, com sede em Caxias do Sul (RS). A sede geral está localizada em Porto Alegre (RS). A congregação está presente de norte a sul do Brasil.

Por: Morgana Kelly

Write a Reply or Comment