Tempo de Leitura: 1 minuto

RESUMO DA NOTÍCIA

  • No último domingo, dia 25 de julho se comemorou os 50 anos de sacerdócio de Dom Washington Cruz.
  • A ordenação sacerdotal de Dom Washington aconteceu no dia 25 de julho de 1971, na Catedral de São José.
  • O arcebispo fez muito pela Arquidiocese, de modo especial pelos seminários e nas grandes reformas e construções que ele pensou e conseguiu realizar.

No último domingo, dia 25 de julho se comemorou os 50 anos de sacerdócio de Dom Washington Cruz. Natural de Itabuna, no estado da Bahia, ele iniciou sua caminhada na Igreja muito cedo. Cursou seus estudos primários no Colégio Divina Providência, em sua cidade natal. Ainda muito jovem, ingressou no Seminário da Congregação da Paixão (Passionistas), onde fez o primeiro e segundo grau no Seminário São Gabriel, em Osasco, São Paulo.

A ordenação sacerdotal de Dom Washington aconteceu no dia 25 de julho de 1971, na Catedral de São José, pelas mãos de Dom Geraldo Pelanda, bispo passionista, na sua cidade natal. Sua ordenação episcopal ocorreu no dia 9 de maio de 1987, na Catedral de Salvador, na Bahia.

No dia 8 de maio de 2002, Dom Washington Cruz foi nomeado arcebispo para a Arquidiocese de Goiânia. Ele tomou posse no dia 14 de julho do mesmo ano. A celebração de acolhida aconteceu na Catedral Metropolitana de Goiânia e contou com a presença de aproximadamente três mil pessoas. 

Para o padre José Luiz da Silva, reitor do Seminário Interdiocesano São João Maria Vianney, desde o início de seu episcopado, Dom Washington já pensava em reestruturar todo o processo formativo, tanto no âmbito da pastoral vocacional, como na reforma dos seminários, e também na construção do seminário menor.

Ele ressaltou que o legado de Dom Washington na Arquidiocese de Goiânia foi o investimento na formação dos padres, o investimento nos seminários. Desde que foi ordenado como padre, Dom Washington Cruz tem vivido nesse processo formativo de forma tão próxima e paternal. Ele ressaltou que o arcebispo fez muito pela Arquidiocese, de modo especial pelos seminários e nas grandes reformas e construções que ele pensou e conseguiu realizar.

Por: Morgana Kelly

Write a Reply or Comment