Tempo de Leitura: 1 minuto

RESUMO DA NOTÍCIA

  • O Papa Francisco instituiu em 2021, o Dia Mundial dos Avós e dos Idosos.
  • Neste ano, esta data no 17º Domingo do Tempo Comum, foi celebrada no dia 24 de julho.
  • A Coordenadora da Pastoral da Pessoa Idosa de Goiânia Irmã Waldeci ressalvou que tem acontecido missas em intenção aos idosos incentivou e motivou a comunidade a se envolver nessa missão.

O Papa Francisco instituiu em 2021, o Dia Mundial dos Avós e dos Idosos. Neste dia, todas as gerações são convidadas a rezar não só por seus avós, mas também por todos os idosos. Neste ano, esta data no 17º Domingo do Tempo Comum, foi celebrada no dia 24 de julho. Portanto na última semana do mês de julho, o quarto domingo é destinado a celebrar o Dia Mundial dos Avós e Idosos.

No dia 26 de julho, se celebra o dia de São Joaquim e Sant’ Ana, um casal que foi abençoado, os pais de Maria, aquela que seria a mãe de Jesus, ou seja, os avós de Jesus. São Joaquim e Sant’ Ana se tornaram, assim, os padroeiros dos avós de toda a geração. Por esse motivo, no dia deles, também é celebrado o dia dos avós.

O papa explicou que o versículo 15 é uma boa notícia, um verdadeiro evangelho, que se pode, por ocasião do II Dia Mundial dos Avós e Idosos, anunciar ao mundo, o título tirado do Salmo 92 que é “dão fruto mesmo na velhice”.

Ele ressaltou que este trecho bíblico vai contracorrente relativamente àquilo que o mundo pensa desta idade da vida e também ao comportamento resignado de alguns dos idosos, que caminham com pouca esperança e sem nada mais a esperar do futuro.

A Coordenadora da Pastoral da Pessoa Idosa de Goiânia Irmã Waldeci ressalvou que tem acontecido missas em intenção aos idosos incentivou e motivou a comunidade a se envolver nessa missão, em favor dos avós.

A Coordenadora informou também que tem sido concedida indulgência a todos os que, por ocasião do Dia Mundial, estão realizando uma obra de misericórdia ao visitar uma pessoa idosa sozinha.

Pastorais e organismos ligados à Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) realizam ações para motivar o envolvimento nas celebrações e iniciativas. Foram feitas lives com partilhas de experiências, vídeos com testemunhos, sugestões de ações com os idosos e algumas das ações planejadas.

Por: Morgana Kelly

Write a Reply or Comment