Tempo de Leitura: 1 minuto

RESUMO DA NOTÍCIA

  • Em Rubiataba, o Administrador Diocesano, Monsenhor Vanildo Fernandes da Mota, assinou o decreto canônico que instalou oficialmente a Comissão Especial para proteção de Crianças, Adolescentes e Pessoas em situação de vulnerabilidade.
  • A iniciativa nasceu do pedido do Papa Francisco.
  • O serviço faz parte da rede católica internacional de Promoção de Crianças, Adolescentes e Pessoas Vulneráveis da Santa Sé.

Em Rubiataba, o Administrador Diocesano, Monsenhor Vanildo Fernandesda Mota, assinou o decreto canônico que instalou oficialmente a Comissão Especial para proteção de Crianças, Adolescentes e Pessoas em situação de vulnerabilidade. O serviço faz parte da rede católica internacional de Promoção de Crianças, Adolescentes e Pessoas Vulneráveis da Santa Sé.

O Presidente da Comissão Especial, o Padre Joaquim José Neto, ressaltou que a Comissão mista é formada por representantes do clero, assessoria jurídica, psicológica e social e tem por objetivo auxiliar na prevenção e acompanhamento de casos suspeitos de abusos dentro do território diocesano.

Entre outras coisas, a comissão tem como responsabilidade: colaborar com o nos assuntos de prevenção a abusos de menores; estudar medidas de acolhimento, acompanhamento e ajuda às vítimas; acolher e estudar casos suspeitos proporcionando atendimento e acompanhamento psicossocial a vítima. 

A iniciativa nasceu do pedido do Papa Francisco, que publicou em 2019 a determinação de que todas as Dioceses no mundo colaborassem de forma efetiva no combate ao abuso de poder, consciência e sexual de menores e vulneráveis.

Por: Morgana Kelly

Write a Reply or Comment