Tempo de Leitura: 1 minuto

RESUMO DA NOTÍCIA

  • Com a aproximação do Novembro Azul, especialistas alertam para a importância do diagnóstico precoce do câncer de próstata, no tratamento e na cura da doença.
  • O Instituto Nacional do Câncer fez uma estimativa que mostra que, em 2020, mais de 2 mil e 300 homens serão diagnosticados com câncer de próstata, em Goiás.
  • O histórico familiar da doença aumenta em duas vezes a chance do diagnóstico.

Com a aproximação do Novembro Azul, especialistas alertam para a importância do diagnóstico precoce do câncer de próstata, no tratamento e na cura da doença. O objetivo é conscientizar os homens com mais de 50 anos sobre a necessidade de cuidar da saúde e realizar os exames de prevenção.

O Instituto Nacional do Câncer (Inca) fez uma estimativa que mostra que, em 2020, mais de 2 mil e 300 homens serão diagnosticados com câncer de próstata, em Goiás. Devido ao preconceito com o exame do toque, muitos deixam de buscar atendimento médico, o que dificulta o diagnóstico precoce. A campanha é relevante, porque busca despertar o público masculino, já que o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens, atrás somente do câncer de pele.

Segundo o médico urologista do Hospital do Câncer Araújo Jorge, Marcel Cabral, o histórico familiar da doença aumenta em duas vezes a chance do diagnóstico. Por isso, a orientação é fazer uma avaliação anual com o urologista e manter hábitos saudáveis, que ajudam na qualidade de vida em geral.

Por: Anna Karolina com supervisão de Morgana Kelly

Write a Reply or Comment