Tempo de Leitura: 1 minuto

RESUMO DA NOTÍCIA

  • No dia 21 de maio deste ano de 2021 houve uma novidade no Vaticano: o Sínodo dos Bispos foi adiado para 2023.
  • O objetivo é a “escuta real do Povo de Deus” para que seja possível “garantir a participação de todos no processo sinodal”.
  • O processo sinodal começa no próximo mês de outubro e garantir a participação de todos é um critério a ser respeitado.

No dia 21 de maio deste ano de 2021 houve uma novidade no Vaticano: o Sínodo dos Bispos foi adiado para 2023. O processo sinodal começa no próximo mês de outubro e garantir a participação de todos é um critério a ser respeitado.

O objetivo é a “escuta real do Povo de Deus” para que seja possível “garantir a participação de todos no processo sinodal”. A abertura oficial do Sínodo terá lugar neste ano de 2021, nos dias 9 e 10 de outubro no Vaticano. Em cada diocese o processo inicia-se a 17 de outubro. Para tal haverá um documento preparatório e um questionário.

O processo diocesano deverá ser enviado para as conferências episcopais respetivas por forma que estas possam formular uma síntese antes de abril de 2022.

Segundo o Presidente da Sociedade Goiana de Cultura e ex-reitor da Pontifícia Universidade Católica, Wolmir Amado, o tema da XVI Assembleia Geral do Sínodo dos Bispos será aquele que já tinha sido anunciado: “Por uma Igreja sinodal: comunhão, participação e missão”. E em Goiânia, o Sínodo vai ser chamado de Sínodo Arquidiocesano e terá curta duração.

De acordo, com a nota da Secretaria Geral do Sínodo dos Bispos, o percurso para a celebração do Sínodo vai ser dividido em três fases, entre outubro de 2021 e outubro de 2023, passando por uma fase diocesana e outra continental, que dará vida a dois instrumentos de trabalho diferentes distintos, antes da fase definitiva, ao nível da Igreja universal.

De setembro de 2022 a março de 2023 decorrerá a fase continental do Sínodo. Cada assembleia continental aprovará um documento final. Até junho de 2023 será redigido um segundo instrumento de trabalho para a grande assembleia sinodal dos bispos que decorrerá em Roma em outubro de 2023.

Por: Morgana Kelly

Write a Reply or Comment