Tempo de Leitura: 1 minuto

RESUMO DA NOTÍCIA

  • Em Aparecida de Goiânia, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) iniciou três pesquisas científicas para avaliar potenciais tratamentos para pacientes com Covid-19.
  • Dois destes projetos de pesquisa, já aprovados pelo Comitê de Ética Nacional, são realizados em parceria com o ICF.  
  • Os estudos são promissores e podem trazer avanços para o enfrentamento à pandemia.

Em Aparecida de Goiânia, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) iniciou três pesquisas científicas com instituições certificadas para avaliar potenciais tratamentos para pacientes com Covid-19.

Dois destes projetos de pesquisa, já aprovados pelo Comitê de Ética Nacional, são realizados em parceria com o Instituto de Ciências Farmacêuticas (ICF), laboratório de bioequivalência e biodisponibilidade com sede local e certificado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Um deles é um antirretroviral e o outro é um medicamento que atua na cascata inflamatória desencadeada pelo vírus.

Para o terceiro estudo, Aparecida de Goiânia foi escolhida por uma empresa de São Paulo, vinculada à pesquisa de células-tronco, para desenvolver, junto ao Hospital Municipal (Hmap), um estudo sobre a Covid-19.

Segundo o secretário de Saúde, Alessandro Magalhães, até o momento, já se conseguiu realizar mais de 66 mil testes da doença, além de também diagnosticar, isolar, monitorar e tratar com eficiência os pacientes, ao mesmo tempo em que se ampliou a rede hospitalar devido ao trabalho com amplo embasamento científico. Ele ainda afirma que os estudos são promissores e podem trazer avanços para o enfrentamento à pandemia.

Por: Morgana Kelly

Write a Reply or Comment